Grandes Cientistas Brasileiros

Confiram a lista de 24 grandes cientistas brasileiros escolhidos pela revista Caros Amigos.

Os textos relacionados aos cientistas foram retirados do site http://pt.wikipedia.org.

Adolpho Lutz Grandes Cientistas Brasileiros

Adolpho Lutz – foi um médico e cientista, pai da medicina tropical e da zoologia médica no Brasil. Pioneiro na área de epidemiologia e na pesquisa de doenças infecciosas.

Vital Brazil Grandes Cientistas Brasileiros

Vital Brazil – foi um importante médico imunologista e pesquisador biomédico, de renome internacional.

Sergio Buarque de hollanda Grandes Cientistas Brasileiros

Sérgio Buarque de Hollanda – foi um dos mais importantes historiadores brasileiros. Foi também crítico literário e jornalista.

paulo freire Grandes Cientistas Brasileiros

Paulo Freire - foi um educador e filósofo. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Anisio teixeira Grandes Cientistas Brasileiros

Anisio Teixeira - foi um jurista, intelectual, educador e escritor. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Carlos chagas acervo da cas Grandes Cientistas Brasileiros

Carlos Chagas - foi um médico sanitarista, cientista e bacteriologista, que trabalhou como clínico e pesquisador. Destacou-se ao descobrir o protozoário Trypanossoma cruzi e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas. Ele foi o primeiro e o único cientista na história da medicina a descrever completamente uma doença infecciosa: o patógeno, o vetor, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia.

oswaldo cruz Grandes Cientistas Brasileiros

Oswaldo Cruz - foi um cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista. Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil.

Nise Silveira Grandes Cientistas Brasileiros

Nise Silveira - foi uma renomada médica psiquiátrica, aluna de Carl Jung. Dedicou sua vida à psiquiatria e manifestou-se radicalmente contrária às formas agressivas de tratamento de sua época, tais como o confinamento em hospitais psiquiátricos, eletrochoque, insulinoterapia e lobotomia.

celso furtado Grandes Cientistas Brasileiros

Celso Furtado – foi economista e um dos mais destacados intelectuais do país ao longo do século XX.

cesar lattes Grandes Cientistas Brasileiros

Cesar Lattes – foi um físico brasileiro, co-descobridor do méson pi.

milton santos Grandes Cientistas Brasileiros

Milton Santos - foi um geógrafo. Apesar de ter se graduado em direito, Milton destacou-se por seus trabalhos em diversas áreas da geografia, em especial nos estudos de urbanização do Terceiro Mundo.

crodowaldo pavan Grandes Cientistas Brasileiros

Crodowaldo Pavan – foi biólogo e geneticista. Foi presidente do CNPq de 1986 a 1990. Foi professor-emérito da Universidade de São Paulo.

mauricio rocha e silva Grandes Cientistas Brasileiros

Mauricio Rocha e Silva – foi um médico, e descobriu a bradicinina usada em medicamentos de controle da hipertensão.

darcy ribeiro Grandes Cientistas Brasileiros

Darcy Ribeiro – foi um antropólogo, escritor e político conhecido por seu foco em relação aos índios e à educação no país.

mario schenberg Grandes Cientistas Brasileiros

Mario Schenberg - foi um físico, político e crítico de arte de origem judaica. Largamente considerado o físico teórico mais importante do Brasil, Schenberg publicou trabalhos nas áreas de termodinâmica, mecânica quântica, mecânica esatística, relatividade,  astrofísica e matemática.

florestan fernandes Grandes Cientistas Brasileiros

Florestan Fernandes - foi um sociólogo e político. Foi duas vezes deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores.

luiz da camara cascudo Grandes Cientistas Brasileiros

Luiz da Câmara Cascudo – foi um historiador,  folclorista,  antropólogo,  advogado e jornalista brasileiro.

fritz feigl Grandes Cientistas Brasileiros

Fritz Feigl - foi um militar,  professor, químico e pesquisador austríaco, naturalizado brasileiro. Fritz foi o criador e idealizador da Análise de Toque, uma técnica simples e eficiente na qual provas analíticas são executadas numa só ou em poucas gotas de soluções sem utilizar instrumentação.

Josué de Castro Grandes Cientistas Brasileiros

Josué de Castro – foi um influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor, ativista brasileiro que dedicou sua vida ao combate à fome. Destacou-se no cenário brasileiro e internacional, não só pelos seus trabalhos ecológicos sobre o problema da fome no mundo, mas também no plano político em vários organismos internacionais.

gilberto freyre Grandes Cientistas Brasileiros

Gilberto Freyre – foi um sociólogo, antropólogo, historiador, escritor e pintor, considerado um dos mais importantes sociólogos do século XX.

jose bonifacio Grandes Cientistas Brasileiros

José Bonifácio - foi um naturalista, estadista e poeta. É conhecido pelo epíteto de “Patriarca da Independência” por ter sido uma pessoa decisiva para a Independência do Brasil.

graziela barroso Grandes Cientistas Brasileiros

Graziela Barroso – Naturalista brasileira, a primeira dama da Botânica no Brasil, a primeira mulher a fazer um curso de graduação nesta área no Brasil. Ela teve que superar críticas e preconceitos, para anos depois, voltar aos estudos, decidida a fazer da botânica a sua vida.

johanna Grandes Cientistas Brasileiros

Johanna Dobereiner - foi uma engenheira agrônoma pioneira em biologia do solo. A agrônoma Johanna Dobereiner é a sétima cientista brasileira mais citada pela comunidade científica mundial e a primeira entre as mulheres, segundo levantamento de 1995 da Folha de S. Paulo.

henrique morize Grandes Cientistas Brasileiros

Henrique Morize – foi um  engenheiro industrial, geógrafo e engenheiro civil francês, naturalizado brasileiro. Trabalhou também como astrônomo.

Curta nossa página no facebook

Comments: 11

  1. Flavio Fernando 27 de abril de 2011 at 14:38 Reply

    Faltou Santos Dumont!

  2. Bernardo Burigo 2 de maio de 2011 at 11:48 Reply

    faltou vinicius de moraes
    o maior genio do Brasil

  3. Lalau Kosloski 2 de maio de 2011 at 12:38 Reply

    Faltou Glauber Rocha e Santantos Drummod meu Amigo!

  4. Luciano 2 de maio de 2011 at 13:35 Reply

    Faltou Miguel Nicolelis também.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Nicolelis

  5. Marco 2 de maio de 2011 at 15:43 Reply

    Faltou Miguel Nicolelis também(2).
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Miguel_Nicolelis

    Esse provavelmente vai ser o primeiro Nobel Brasileiro.
    Tem alguns anos que seu nome está entre os favoritos.

  6. Gabi 2 de maio de 2011 at 17:43 Reply

    Faltou o João Magueijo!!! Desenvolvedor de teorias que vão para as universidades de física e astrofisica no mundo todo

  7. Renato 2 de maio de 2011 at 18:10 Reply

    Rui Barbosa?

  8. soares 2 de maio de 2011 at 19:48 Reply

    Paulo Freire?? Sérgio Buarque??? Darci Ribeiro???
    Que padrão é esse de relacionar “cientistas brasileiros”???

    Com exceção de alguns poucos da área biológica e física, nenhum se enquadra na categoria de cientistas.
    No máximo são ou foram profissionais protótipos e beberam de fontes europeias e norte-americanas para trilharem em suas áreas.
    E afinal, onde estão os prêmios Nobel desses “cientístas”?
    Com a melhor faculdade do Brasil colocada no 232º lugar entre as faculdades mundiais dá para ver o quanto se usa camisas-de-forças para enquadrar o Brasil em alguma coisa.

    A propósito pode-se enquadrar Paulo Freire, Sérgio Buarque, José Bonifácio, Graziela Barroso e quase todos aí como cientistas, onde está Santos Dumont em sua lembrança e classificação???
    Eita Brasil!!!

    • Anônimo 22 de janeiro de 2013 at 18:52 Reply

      Ciências Sociais também são ciências. Ou você não sabe disso?

  9. Débora Novi Ideriha 3 de maio de 2011 at 0:12 Reply

    Pois é, eu retirei esses nomes de uma lista pronta de uma revista.. realmente faltaram nomes importantes.. fica pra uma próxima.. obrigada pelos comentários e sugestões!

  10. Felipe Silvano 20 de julho de 2011 at 18:11 Reply

    Muito tacanho o comenátrio do Soares. 1º) O fato de não ter sido agraciado com um Nobel não tira o mérito de nenhum cientista. O prêmio é conhecido por suas injustiças históricas (sem falar que ele não agracia muitas áreas, ou alguém acha que seria imerecido um Nobel de Matemática por exemplo?). 2º) O comentário leva a crer que só físicos e biólogos podem ser considerados cientistas. Nada mais tacanho que isso. Apesar das diferenças metodológicas e, até epistemológicas, a História, a Geografia, a Antropologia são ciências importantes e trouxeram grandes contribuições para a humanidade. Só isso justifica a presença de muitos nomes na lista. Desmerecer o trabalho de Paulo Freire ou Milton Santos que são internacionalmente reconhecidos em suas áreas é no mínimo desconhecer o quanto estes trazem prestígio para a Ciência brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*